quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ms-dos

Ms-dos

MS-DOS é uma acrossemia de Microsoft Disk Operating System (sistema operacional em disco da Microsoft); é um nome genérico do sistema operacional licenciado pela Microsoft Corporation para uso em vários microcomputadores de diferentes de fabricantes.
O Sistema Operacional DOS reconhece os drives de unidades de armazenamento de discos flexíveis ( disquetes ) pelas letras A e B e os drives de unidade de armazenamento de disco rígido pela letra C e D, todas seguidas de dois pontos ( : ). O DOS costuma ser ativado a partir do disco rígido e começa a funcionar mostrando o sinal C:\> na tela.


Seus principais comandos são:

DATE – Este comando quando sem parâmetros exibe a data atual do sistema e solicita uma nova data no formato “dd-mm-aa”, para não alterar é só pressionar [Enter].
TIME – Exibe a hora atual do sistema e solicita uma nova hora no formato “hh:mm:ss”, para não alterar é só pressionar [Enter].
VER – Exibe a versão do sistema operacional.  
DIR – Exibe o conteúdo da pasta atual e informa o número de arquivos, o espaço utilizado pela pasta e o espaço livre no disco.
COPY – Copia um ou mais arquivos para o diretório especificado.
MOVE – Move arquivos de um diretório para outro.
DEL ou DELETE – Comando que apaga um ou mais arquivos especificados.
FORMAT  – depois do comando CD este provavelmente é o comando mais utilizado pelos técnicos de informática. Este comando apaga todo o conteúdo de um disco.
TREE – Exibe graficamente os diretórios e subdiretórios do diretório raiz ou da pasta especificada.
RMDIR ou RD – Remove pasta caso a pasta não tenha arquivos ou subdiretórios.
TYPE – Exibe o conteúdo de um arquivo na tela.
Ren_ Muda o nome de um arquivo ou arquivos.
Cd_ Exibe o nome do diretório atual ou altera o diretório atual.



Versões :

• A primeira versão, PC-DOS 1.0, foi lançada em Agosto de 1981. Ela suportava até 256 kB de RAM e dois disquetes de 160 kB 5.25" de face única. Suas principais características era ser um sistemamonousuário e monotarefa(monoprocessado).
Em Maio de 1982, o PC-DOS 1.1 trouxe suporte aos disquetes de 320 kB dupla-face.
• PC-DOS 2.0 e MS-DOS 2.0, lançados em Março de 1983, foram as primeiras versões a suportar o PC/XT e drives de discos fixos (comumente chamados de drives de disco rígido). A capacidade dos disquetes foi elevada a 180 kB (face única) e 360 kB (dupla face) com o uso de nove setores por trilha em vez de oito. A versão 2.0 também permitiam a um programa carregar e rodar subprogramas e overlays de programa(isso lhes dá um grau de independência do programa que os iniciou).
• MS-DOS 3.0lançado em Setembro de 1984, suportava inicialmente disquetes de 1.2MB e discos rígidos de 32MB. Incluiu também códigos de erro mais estendidos, de forma que permitia que os programas obtivessem uma explicação mais detalhada do que aconteceu de errado, quando um erro surge

• MS-DOS 3.1lançado em Novembro do mesmo ano, introduziu o suporte à redes, com serviços que permitiam o "travamento" e "destravamento" do acesso a todas as partes de um arquivo, o que tornava seguro e prático para vários computadores compartilharem o mesmo arquivo sem interferência um do outro.,.
• MS-DOS 3.2,. lançado em Abril de 1986, foi o primeiro lançamento comercial do MS-DOS. Ele adicionou suporte aos disquetes de 720 kB/3.5". As versões anteriores foram vendidas apenas aos fabricantes de computadores que embutiam-no em seus produtos, porque os sistemas operacionais, até então, eram considerados parte de um computador, não um produto independente. Ele também incluiu o suporte para que o sistema a usasse linguagens diferentes do inglês americano.

• MS-DOS 3.3, , lançado em Abril de 1987, introduziu os discos lógicos. Um disco físico maior que 32MB poderia ser dividido em várias partições, consideradas como discos independentes pelo sistema operacional. Também foi adicionado suporte aos disquetes de 1.44 MB/3.5" e o suporte para até quatro portas seriais reconhecidas pelo sistema. 
• MS-DOS 4.0, lançado em Julho de 1988, suportava discos de até 2 GB, sem a necessidade de se criar partições, (discos cujos tamanhos variavam, geralmente, entre 40 e 60 MB na época), e teve a adição de uma shell chamada DOSSHELL. Outrasshells, como a Norton Commander e a PCShell, existiram na época. Em Novembro de 1988, a Microsoft corrigiu muitosdefeitos em um update
• MS-DOS 5.0ançado em Abril de 1991, incluiu o interpretador (compilador) de BASIC em tela cheia, o QBasic, também trazendo um editor de texto em tela cheia, (anteriormente, havia apenas um editor linha-a-linha, edlin). Um utilitário de cache de disco (SmartDrive), capacidade de undelete, e outras melhorias foram incluídas nessa versão. Como houve problemas graves com alguns utilitários de disco, mais tarde, no mesmo ano, foi lançado o MS-DOS 5.01, com as devidas correções.
• MS-DOS 6.0 Como suas duas antecessoras, a versão 6.0 mostrou ter várias falhas. Devido a reclamações sobre perda de dados, a Microsoft lançou uma versão atualizada, MS-DOS 6.2, com um utilitário DoubleSpace melhorado, um novo utilitário de checagem de disco, SCANDISK (similar ao fsck do Unix), além de outras melhorias. 
• MS-DOS 6.2, foi a última versão stand-alone do sistema disponível ao público. Ele foi retirado do mercado pela Microsoft em 30 de Novembro de 2001. Veja o (em inglês) Microsoft Licensing Roadmap.
• MS-DOS 6.21. lançada em Março de 1994), surgiu devido a problemas legais. A empresa Stac Electronics acionou judicialmente a Microsoft, que foi forçada a remover o DoubleSpace de seu sistema operacional.
• MS-DOS 6.22Em Maio de 1994, a Microsoft lançou o MS-DOS 6.22, com outro pacote de compressão de disco, DriveSpace, licenciado da VertiSoft Systems.

• O MS-DOS 6.22 foi a última versão stand-alone do sistema disponível ao público. Ele foi retirado do mercado pela Microsoft em 30 de Novembro de 2001. Veja o (em inglês) Microsoft Licensing Roadmap.

• MS-DOS versão 7.0. A partir de então, o MS-DOS passou a existir apenas como uma parte dos sistemas Windows 9x (95, 98 e Me). A versão original do Microsoft Windows 95 incorporou o MS-DOS versão 7.0.

  • Pricipais Extensões de arquivos
.com - Arquivos executáveis (pequenos e rápidos).
.exe - Arquivos executáveis (padrão, podendo conter códigos tanto para 16, 32 ou 64Bits).
.bat - Arquivos de lote (normalmente possuem uma sequencia de comandos que são executados em Lote, um pós o outro e seu uso é bem amplo e funcional).
.txt - Arquivos de texto (normalmente texto puro, legível pelo editor oficial do DOS, EDIT).

O sistema de arquivos

utilizado pelo MS-DOS chama-se FAT-16. Neste sistema existe uma Tabela de Alocação de Arquivos (File Allocation Table, FAT) que na verdade é um mapa de utilização do disco. A FAT mapeia a utilização do espaço do disco, ou seja, graças a ela o sistema operacional é capaz de saber onde exatamente no disco um 
determinado arquivo está armazenado.  

bugs

12 vírus incríveis da época do MS DOS

1- Elvira

2- Phantom 1

3- Kuku

4- Plane

5- PingPong

6- Mars Land

7- MediaMarkt

8- Ithaqua

9- Billiard

10- HHnHH

11- Apple DOS Trojan

12- CMOS Dead

Segurança

Nosso produto básico, a todos os fins de detecção de antivírus DOS e antivírus desinfecção software. Pode ser usado na maioria dos sistemas operacionais de computador usados hoje, e pode detectar e desinfetar todos os vírus conhecidos do setor de boot, arquivo ou programa de vírus, bem como vírus de macro.

hardware 

era um hardware básico .O fabricante foi a Seattle Computer Systems e comprada e distribuída pela Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário