quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Windows 95

Windows 95 

Lançado em 1994 (e com versões posteriores lançadas até 1997, cuja principal diferença estava na versão do Internet Explorer), o Windows 95 vinha com o MS-DOS embutido e trouxe várias tecnologias novas, como o uso do sistema de arquivos FAT16 (FAT32 a partir de 1996) e suporte ao USB (a partir de 1997) e conceitos, como a dupla Área de Trabalho + Menu Iniciar. Estas mudanças, aliadas à enorme evolução do Internet Explorer, fizeram a Microsoft se tornar a maior desenvolvedora de sistemas operacionais do mundo.
Windows 95 assimilou novos recursos e tornou-se um dos sistemas operacionais mais utilizados em todo o mundo, devido a sua facilidade de uso, atualmente o Windows encontra-se na versão chamada de Windows XP.

Sistema de arquivo 

Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores.

Versões 

Existe uma outra versão do Windows 95, lançada em 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release 2 (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal e ao Ultra DMA. Teve o encerramento de sua fabricação em 2007.
O grande problema do Windows 95 estava na forma como ele gerencia aplicações, pois ele utiliza o mesmo conceito dos Windows anteriores, entregando 'uma parte' do processador e da memória ao programa em questão sem controlar que partes são estas - resumidamente, esta é a multitarefa cooperativa. Isto, muitas vezes (e principalmente com aplicações criadas para o Windows 3.x) resultava em travamentos do sistema - um programa invadia o espaço destinado a outro.
Para extrair todos os benefícios dos recursos de Multitarefa Preemptiva é necessário programas baseados em Windows de 32 BITS

Fabricante foi Microsoft 

Nenhum comentário:

Postar um comentário